Ter um parceiro de missão crítica?

A maioria das médias e grandes empresas tem um número de aplicativos fundamentais para seu funcionamento: financeiros, operações, marketing, recursos humanos e vendas. Estas aplicações são, em geral, a primeira ou a segunda geração de desenvolvimentos específicos ou melhorias e aprimoramentos realizados, resultando em um grande investimento durante vários anos.

Manter os aplicativos atualizados já é um grande desafio. E se ainda somarmos todas as tarefas operacionais necessárias para este ecossistema plural funcionar, o esforço será enorme.

As empresas mantêm tradicionalmente o trabalho de manutenção de código, melhorias sistêmicas e o controle da infraestrutura dentro de casa, em um esforço para garantir o controle e a responsabilidade sobre esses sistemas críticos, o que em muitos casos é aconselhável.

O paradoxo interessante é que, historicamente, muitas companhias têm considerado a terceirização de parte ou de todos os projetos de um novo sistema, mas não estão conscientes do maior benefício obtido pela terceirização do gerenciamento de missão crítica.

As características das aplicações de missão crítica são:

  • Maduras (são resultados de anos de melhorias e adaptações)
  • Desenvolvidas sob medida
  • Tem como base o mainframe, mid-range, cliente, servidor e aplicações de e-business
  • A manutenção é responsável por uma significativa parte do orçamento de TI
  • Backlog devido à baixa prioridade e difícil justificação ROI
  • Conhecimento profundo mantido por poucos funcionários
  • Alta dependência de gurus do sistema
  • Em geral não é bem documentada
  • A baixa satisfação do usuário final com suporte
  • Difícil justificar os custos de substituição
  • Sistemas de sobreposição ou duplicação de funções

Essa tendência muda com a terceirização, não apenas pelas vantagens financeiras oferecidas, mas pelos exemplos que as empresas líderes em todos os setores alcançam com os seguintes benefícios:

  • Redução entre 30% a 50% do custo anual, em comparação com custos de suporte, infraestrutura e segurança
  • Liberação de funcionários internos de TI para outros projetos
  • Compartilhamento de informações e experiência multidisciplinar fornecida pelo parceiro
  • Redução da dependência de gurus internos
  • Melhoria da qualidade através de análise da causa raiz e de manutenção de preventiva definidas em contrato
  • SLA mais agressivo
  • Melhoria na satisfação do usuário final, de forma consistente
  • Menos flutuação e dependência em relação a força de trabalho interna
  • Janelas de manutenção fora do horário comercial, já que seu parceiro possui equipe 24X7X365

Além disso, citamos duas vantagens muito específicas:

  • O gerenciamento de aplicações de missão crítica, em geral, constitui a maior percentagem do orçamento de TI, portanto, o potencial de economia é maior com a terceirização destas atividades e infraestrutura
  • Os aplicativos de missão crítica em geral têm a maior população de usuários dentro de uma empresa. A terceirização para um ambiente onde existe um elevado nível de maturidade e especialização do processo vai aumentar o foco e a atenção no apoio crítico que o usuário necessita.

Veja nossos diferencais de monitoramento

  • Monitoramento completo para a infraestrutura e aplicações*
  • Monitoramento de uma ampla gama de serviços e aplicativos como servidores de aplicação, bancos de dados e dispositivos de rede, VPNs, ambientes de nuvem externos, SaaS e plataformas hospedadas em outros ambientes públicos ou privados
  • Suporte 24x7x365
  • Auxiliar no desenho, configuração e implantação de segurança em qualquer dos níveis de segurança contratados
  • Fornecer o SLA contratado com regras claras e justas

* Alguns itens apresentados são orçados após a definição do escopo do projeto.



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