Fechar

Dualtec Cloud Blog

Receba os posts por e-mail:

Dualtec Cloud Blog

The #1 Cloud Builder

Cinco tendências de Cloud Computing para 2012

por: Renato Serra Armani em 17 de janeiro de 2012

Começa agora um ano todinho novo e nós que somos da área de tecnologia já estamos ansiosos para saber quais serão as grandes tendências e inovações que este ano nos reserva. Afinal, na nossa área, os anos costumam ser recheados de novidades e inovações tecnológicas.

Como costuma acontecer neste período, somos bombardeados por artigos que especulam sobre o que está por vir. Neste post, eu separei dois destes artigos que tratam das tecnologias que estarão em pauta em 2012 para discutir os pontos comuns e relevantes.

Os artigos são:

1) “What’s in Store for the Cloud in 2012?”, de Janakiram MSV, consultor, especialista em cloud computing e fundador do GetCloudReady.com:
http://www.sys-con.com/node/211472

2) “2012: A year of Cloud Coalescence (whatever that means)”, de Rob Hirschfeld’s, que é o principal arquiteto de Cloud Computing da Dell:
http://robhirschfeld.com/2012/01/05/2012-a-year-of-cloud-coalescence-whatever-that-means/

Primeiro, listo os pontos em comum explorados por ambos, que têm uma abordagem semelhante sobre: OpenStack, PaaS, Big Data, Hadoop, NoSQL e DevOPS. Em seguida, seguem meus comentários:


1) OpenStack
É um conjunto de softwares para a construção e gestão de nuvens públicas e privadas. Virou um fenômeno devido a sua arquitetura e proposta abrangente e inovadora, tendo rapidamente conquistado um número impressionante de membros que contribuem ativamente com a comunidade. O OpenStack, fundado pela Rackspace e a NASA, desde outubro de 2011 virou uma fundação independente.

Já existem algumas ofertas disponíveis no mercado baseadas em OpenStack, mas se trata de um projeto novo que possui algumas etapas a serem concluídas. A expectativa é que muitas destas etapas sejam disponibilizadas no próximo release chamado Essex, que está previsto para o segundo trimestre de 2012. Se os objetivos forem atingidos, há grandes chances de surgirem diversas soluções baseadas nesta tecnologia.

Brasilopenstack: A Dualtec acompanha e estuda o OpenStack desde 2011 e mantem um blog em português sobre o assunto: http://www.brasilopenstack.com.br

2) PaaS
Dos três principais pilares da Cloud Computing, IaaS, PaaS e SaaS, o mais polêmico certamente é o PaaS (plataforma como serviço). Desde que a sigla surgiu já apareceram milhares de definições. Concordo com o Rob que esta confusão ainda vai continuar por 2012 por mais que os players tentem cunhar uma definição.

A forma mais fácil de entender o PaaS é conhecendo os diversos “PaaS vendors” já existentes no mercado. Alguns deles foram citados no post do Janakiram: Heroku, Cloud Foundry, Windows Azure e OpenShift.  Resumindo, são plataformas que suportam o desenvolvimento e implantação de aplicações em diversas linguagens diferentes. Como os players estão oferecendo suporte a quase todas as linguagens e tecnologias, a expectativa em 2012 é sobre quais irão se consolidar no mercado.

3) Big Data, NoSQL e Hadoop
Achei prudente abordar estes três itens em um único tópico pois tratam do futuro dos bancos de dados. A Big Data é a solução para gerenciar enormes volumes de dados, que algumas aplicações necessitam, e permitir que as organizações criem data warehouses maiores e mais eficientes para alimentar seus sistemas de business intelligence, gerando um universo de conhecimento que é transformado em diferencial competitivo.

O NoSQL (“Not Only SQL”) é um termo utilizado para uma classe de bancos de dados não-relacionais. Já existem diversos players como Cassandra, MongoDB, CouchDB, entre outros, e grandes aplicações, como o Facebook, estão utilizando banco de dados não-relacionais.

O próximo passo conforme argumenta Janakiram é a entrada oficial dos players de banco de dados transacionais como Microsoft, Oracle e IBM neste mercado e ver quem irá se consolidar.

O NoSQL cada vez mais está convergindo com a Big Data e soluções como o Hadoop, da Apache, que é um framework de Big Data, e já gerou barulho em 2011. São fortes candidatos a se consolidarem no neste mercado.

4) DevOps
Parece ser a profissão do futuro. Como o nome já diz é a junção do desenvolvedor com o operador (SysAdmin).

Em diversos eventos que participei em 2011, palestrantes e pessoas influentes no mercado de cloud computing afirmaram que DevOps é o futuro! O fato é que a automação é fundamental no modelo de cloud computing. E passa a ser fundamental também a ação de um profissional que consiga, através de programação, criar scripts e programas capazes de gerenciar, escalar e provisionar recursos de infra-estrutura, seguindo uma regra pré-estabelecida ou a necessidade da própria aplicação em tempo real. De acordo com esta necessidade, ambos os autores afirmam que DevOps será a profissão mais em alta em 2012.

5) Hypervisors
Além das tecnologias citadas pelos autores eu acredito que o mercado de Hypervisors também será bem agitado em 2012.

As empresas e ISPs cada vez mais buscam soluções open source ou mais baratas como alternativas para o alto pedágio cobrado pelos grandes players de soluções comerciais como a VMware e Citrix. A questão é que as alternativas open source ficavam aquém das expectativas e não existiam outras, completas e mais em conta, ofertadas comercialmente. Estou acompanhando duas soluções de virtualização que provavelmente farão barulho este ano, KVM e Hyper-V.

O KVM vem sendo adotado como primeira opção de hypervisor pelas principais distribuições Linux e diversos fornecedores do mercado o estão utilizando ou compatibilizando suas soluções.

Já a Microsoft está com um modelo comercial muito agressivo para a comercialização do Hyper-V, que ganhou diversos recursos poderosos.

Acompanhe

Acompanhe a Dualtec Builders

Siga a Dualtec Cloud Solutions no Twitter!

Curta a Dualtec Cloud Solutions no Facebook!

Feed RSS

Receba os posts por e-mail

Newsletter

Autores

AlanAlan Yukio Oka

alan@dualtec.com.br

EduardoEduardo Popovici

esantana@dualtec.com.br

FabianaFabiana Francisco

fabiana@dualtec.com.br

FabioFabio Belarmino

fabio@dualtec.com.br

FernandoFernando C. Barbi

engenharia@dualtec.com.br

LauroLauro de Lauro

lauro@dualtec.com.br

Luiz EduardoLuiz Eduardo Alves Severino

leduardo@dualtec.com.br

Marcelo SimonkaMarcelo Simonka

msimonka@dualtec.com.br

Paulo_BarbosaPaulo Barbosa

pbarbosa@dualtec.com.br

RenatoRenato Serra Armani

renato@dualtec.com.br

Renato de SouzaRenato de Souza

resouza@dualtec.com.br

RicardoRicardo Fernandes

ricardo@dualtec.com.br

TullioTullio Christianini

tullio@dualtec.com.br

Infraestrutura:

  1. Infraestrutura

Av. Washington Luís, 5644 - Sto. Amaro, São Paulo - SP - 04626-001 - 55 11 5033-5900

9807 NW 80th Avenue - Unit 11J - Miami - FL - 33016 - 1 305 433-4647

© Dualtec Informática Ltda. Todos os Direitos Reservados Este Sítio Web é acessível via IPv6!