Fechar

Dualtec Cloud Blog

Receba os posts por e-mail:

Dualtec Cloud Blog

The #1 Cloud Builder

O que o advento da Ciência dos Dados tem a ver com sua empresa?

por: Marketing em 22 de agosto de 2011

Autor convidado deste blog, Edson Rigonatti é sócio da Astella Investimentos, empresa que investe no desenvolvimento da Dualtec – Cloud Solutions. Graduado em Administração pela Universidade Mackenzie e com MBA da Columbia Business School, atua no mercado de capitais voltado ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), na gestão de empresas familiares e multinacionais e como mentor Endeavor.


Não deveria ser novidade para ninguém que a explosão do volume de dados disponíveis é a próxima fronteira de inovação, competição e produtividade. Seja você um startup, pequena, média ou grande empresa, você deveria estar se perguntando o que fazer com os trilhões de bytes de informações sendo capturadas de clientes, fornecedores e transações.

Assim como ativos e recursos humanos, dados e informações serão um fator de produção cada vez mais critico para qualquer organização. Geralmente chamado de Big Data – grandes volumes de informações que podem ser capturados, comunicados, agregados, armazenados e analisados, a ciência dos dados busca dar sentido ao mar de informações disponíveis.

Seja seguindo as trilhas de navegação na Internet de milhões de pessoas que cada vez mais passam tempo online, ou dos aplicativos móveis e as geo-informações criadas por eles, ou os trilhões de fotos e vídeos disponibilizados digitalmente, ou ainda os incontáveis dispositivos e sensores instalados em carros e eletro-eletrônicos, as fontes e possibilidades criadas pelo advento do Big Data são impressionantes.

Mas qual o real impacto do Big Data para empreendedores, e como um investidor deveria se posicionar? Um estudo do McKinsey Global Institute aponta o impacto da ciência dos dados para diversos setores da economia, levando em conta a facilidade de captura de dados, bem como a influência de tais dados na cadeia produtiva.

Os setores da saúde, do varejo e da manufatura são apontados como os mais férteis, sejam pelas possibilidades de novas fontes de receita, quanto para aumento de produtividade. O estudo ainda aponta as inúmeras possibilidades relacionadas aos serviços de location-based e serviços públicos.

Uma empresa bem sucedida em Big Data será aquela que conseguir extrair inteligência do vasto e complexo mundo de vídeos, imagens, áudio e texto. De uma maneira geral, empresas podem trabalhar com (i) dados próprios ou (ii) dados de terceiros; e então (a) vender dados, (b) vender inteligência de dados ou (c) prover produtos derivados de dados.

O quadro abaixo, de uma apresentação sobre o Business of Big Data preparado pela IA Ventures, apresenta alguns exemplos de empresas em cada uma dessas categorias. ANavegg, uma das empresas do nosso portfólio, é um excelente exemplo de empresa que vende inteligência de dados trabalhando com dados de terceiros.

Embora exista um oceano azul esperando por startups no segmento de Big Data, o ecossistema vem se desenvolvendo rapidamente, e já conta com algumas empresas listadas em bolsa como a Autonomy. O MagicQuadrant abaixo, preparado pela Gartner, mostra o universo de empresas atuando no segmento de e-Discovery, que servem de benchmark para qualquer empresa interessada no setor.

Um dos maiores desafios em se construir e investir em uma empresa Big Data, é encontrar uma equipe dotada de talentos em programação, matemática, estatística e conhecimento setorial relevante. No Brasil, mais de 10.000 profissionais se graduam com alta especialização analítica, o que representa uma densidade de 5,32 graduados por 100 habitantes. Isso nos deixa atrás apenas dos Estados Unidos e Rússia. Além de sermos o pais das redes sociais, seremos também o pais do Big Data.

Acompanhe

Acompanhe a Dualtec Builders

Siga a Dualtec Cloud Solutions no Twitter!

Curta a Dualtec Cloud Solutions no Facebook!

Feed RSS

Receba os posts por e-mail

Newsletter

Autores

AlanAlan Yukio Oka

alan@dualtec.com.br

EduardoEduardo Popovici

esantana@dualtec.com.br

FabianaFabiana Francisco

fabiana@dualtec.com.br

FabioFabio Belarmino

fabio@dualtec.com.br

FernandoFernando C. Barbi

engenharia@dualtec.com.br

LauroLauro de Lauro

lauro@dualtec.com.br

Luiz EduardoLuiz Eduardo Alves Severino

leduardo@dualtec.com.br

Marcelo SimonkaMarcelo Simonka

msimonka@dualtec.com.br

OpenStack Meeting

contato@dualtec.com.br

Paulo_BarbosaPaulo Barbosa

pbarbosa@dualtec.com.br

RenatoRenato Serra Armani

renato@dualtec.com.br

Renato de SouzaRenato de Souza

resouza@dualtec.com.br

RicardoRicardo Fernandes

ricardo@dualtec.com.br

TullioTullio Christianini

tullio@dualtec.com.br

Infraestrutura:

  1. Infraestrutura

Av. Washington Luís, 5644 - Sto. Amaro, São Paulo - SP - 04626-001 - 55 11 5033-5900

9807 NW 80th Avenue - Unit 11J - Miami - FL - 33016 - 1 305 433-4647

© Dualtec Informática Ltda. Todos os Direitos Reservados Este Sítio Web é acessível via IPv6!